Rua João Borges, 204, Gávea, Rio de Janeiro, RJ | (21) 2018-0408 (21) 98491-6977

Aneurisma

Aneurisma

O que é aneurisma?

O termo aneurisma significa uma dilatação focal e permanente de um vaso sanguíneo, tendo pelo menos 50% de aumento comparado ao diâmetro normal esperado para o vaso em questão.
Portanto, os aneurismas podem ocorrer em diversos locais da circulação.

O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal, sendo esse nove vezes mais comum do que aqueles localizados no tórax. Os aneurismas podem ainda acometer a aorta em seus segmentos torácico e abdominal, simultaneamente, as artérias ilíacas, os membros inferiores e superiores, as artérias dos órgãos abdominais e artérias intracranianas.

Como ocorre?

Entretanto, os aneurismas têm diversas causas, sendo a degenerativa a mais comum. Assim como, os fatores específicos, como a constituição da parede das artérias, influenciam no seu desenvolvimento, no entanto, a intensidade e a duração do tabagismo são os fatores de risco mais significativos para o desenvolvimento da doença.

Outros fatores de risco associados são: idade, sexo masculino, história na família, hipertensão, colesterol elevado e doença coronariana.

Além da causa degenerativa, aneurismas também podem ter como causas: inflamatória, dissecção arterial espontânea, traumas, anomalias congênitas e infecção.
Existem evidências na literatura médica de que o fator hereditariedade contribui para a formação dos aneurismas.

O risco de um parente em primeiro grau de um paciente portador de aneurisma de aorta abdominal desenvolver a doença é de doze vezes. Desse modo, parentes de primeiro grau de pacientes portadores de aneurismas devem procurar um cirurgião vascular após os 50 anos de idade.

Como tratar um aneurisma?

O objetivo do tratamento do aneurisma é prevenir sua rotura, trombose ou a liberação de fragmentos de seu conteúdo na circulação. O tipo de tratamento e seus resultados estão relacionados à localização e extensão do aneurisma.

Os aneurismas localizados em regiões com circulação colateral acessória podem ser excluídos da circulação através de embolização (o preenchimento do aneurisma por material oclusivo). Já os aneurismas em locais críticos da circulação são tratados por meio da substituição do segmento doente por um substituto sintético ou autólogo.

Alem disso, os aneurismas da aorta podem ser tratados por método minimamente invasivo (o método endovascular), sem a realização de cirurgias extensas, associadas a maior risco. Assim como,  o emprego de equipamentos de alta tecnologia, os stents podem ser implantados em regiões de difícil acesso. Entretanto, essa técnica possibilita recuperação mais rápida, com menor índice de complicações.

 

Talvez você goste de algum desses artigos:

Em que podemos ajudar?