isquemia dos membros inferiores

Doença arterial dos membros inferiores

Como ocorre a isquemia dos membros inferiores?

A isquemia dos membros inferiores ocorre quando se formam placas ateroscleróticas nas artérias que carreiam oxigênio e nutrientes para os tecidos. Contudo, essas placas podem evoluir ao longo dos anos, levando à redução do fluxo sanguíneo, podendo até causar bloqueio completo das artérias.

 

Como tratar a isquemia dos membros inferiores?

Tendo em vista a característica generalizada da aterosclerose, envolvendo artérias de diversas regiões do corpo humano, o tratamento envolve a diminuição do risco cardiovascular. Assim, medicamentos para inibir a atividade das plaquetas, para controlar o colesterol, o diabetes e a pressão arterial são parte no tratamento. Da mesma forma, a interrupção do tabagismo também é crítica para a boa evolução do paciente.

O estágio inicial da doença, a claudicação intermitente, pode ser tratada com a realização de caminhadas e a utilização de medicamentos como a pentoxifilina e o cilostazol.
Pacientes que apresentam estágios mais avançados da doença ou que não respondem ao tratamento clínico podem ser submetidos a cirurgias minimamente invasivas com o objetivo de restabelecer a oferta de sangue ao membro.

As cirurgias endovasculares permitem tratar os pacientes de forma minimamente invasiva, através de cateterismo com desobstrução das artérias.

Talvez você goste de algum desses artigos: